Informação

Perigo que vem do Céu

Junto com as férias escolares chega o perigo das linhas de pipa, com o aumento das crianças em casa brincando nas ruas com pipas o motociclista corre risco de ser “laçado” por uma linha e sofrer um acidente grave. Cortante como uma faca quando contem “quase sempre” cortante de vidro ou as vezes até com limalha de ferro é capaz de danificar até o capacete.

Portanto UTILIZE sempre a antena corta linha como principal proteção, se puder a jaqueta que cobre o pescoço também ajuda.

O chefe de medicina da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) diz. “Quando atinge o pescoço, a linha com cerol funciona como uma faca”.

O Dr Dirceu Alves Jr da Abramet ainda acrescenta “Pode ocorrer uma lesão grave, com muita perda de sangue e possível morte. Além disso, o motociclista fica desnorteado, o que pode provocar um segundo acidente”.

A manicure Esteliane Lima Silva, de 21 anos, teve o pescoço cortado por uma linha de pipa com cerol em 2009 no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba (SP).
A manicure Esteliane Lima Silva, de 21 anos, teve o pescoço cortado por uma linha de pipa com cerol em 2009 no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba (SP).

 

Nas estradas próximas a zonas urbanas o perigo pode se tornar maior, pois em alta velocidade a linha se torna um facão, eu mesmo trafego pela rodovia Ayrton Senna e Dutra diariamente vejo várias crianças na beira da rodovia com suas pipas coloridos, mas não tem a consciência do que podem provocar e é claro cabe os pais instruir e explicar sobre o como pode ser letal ao motociclista.

 

 

 

 

Ferimentos linha com cerol
Ferimentos linha com cerol

 

 

A antena corta linha é a melhor opção de proteção, custa de 15 a 100 reais e existem todos muitos modelos dos mais simples aos mais sofisticados principalmente para quem tem motos maiores.

 

 

 

 

 

Mas não adianta nada a antena se o motociclista utiliza capacete com a viseira aberta, LEMBRE-SE sempre, “viseira e feita para ficar fechada e proteger o rosto e olhos”.

Outro item é a proteção de pescoço ou “pescoceira” que cobre todo o pescoço e possui na sua costura fios de aço internamente protegendo de cortes, geralmente é utilizado por quem acha “feia” a antena em sua moto, custa cerca de R$50,00.

 

Uma pessoa com uma superesportiva por exemplo não vai colocar a antena no guidão…mas o importante e se proteger.

A linha com cortante pode atingir as mãos também para proteção utilize uma boa luva de qualidade.

 

O que diz a lei? Publicada em 2006 no diário oficial do estado de SP

 

LEI Nº 12.192, DE 6 DE JANEIRO DE 2006 (Projeto de lei nº 70/2001, do Deputado Rafael Silva – PDT) proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: Artigo 1º – Fica proibido o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas. Artigo 2º – O não-cumprimento desta lei acarretará ao infrator o pagamento de multa no valor de 5 (cinco) UFESPs, sem prejuízo da responsabilidade penal. Parágrafo único – Quando o infrator for menor, os pais serão, para todos os efeitos, os responsáveis. Artigo 3º – As despesas decorrentes desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias. Artigo 4º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes, 6 de janeiro de 2006 GERALDO ALCKMIN Hédio Silva Júnior Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania Saulo de Castro Abreu Filho Secretário da Segurança Pública Fábio Augusto Martins Lepique Secretário-Adjunto, respondendo pelo Expediente da Casa Civil Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 6 de janeiro de 2006.

Ok! existe a lei mas como fiscalizar?

Enfim vamos nos cuidar…

Deixe um comentário