Motovelocidade

MOTOGP – resultado perícia sobre a morte de Luis Salom

luis salom

 A FIM (Fim Internacional de Motovelocidade) divulgou o relatório técnico sobre o acidente que causou a morte do piloto de 22 anos Luiz Salom e as conclusoes informam que que o acidente foi provavelmente causado por erro do piloto.

O perito judicial Angel Calzada Gomez, Luiz Salom teria olhado para trás entre as curvas 11 e 12, e quando voltou a olhar para frente sua moto estava fora da trajetória ideal. Gomez ainda diz que não havia nada de errado com a pista. É estranho que o relatório tenta eximar completamente o circuito e os organizadores do evento.

Abaixo a íntegra do relatório:

Este relatório foi elaborado com base em uma inspeção da moto pelo Diretor tècnico e o Diretor de Tecnologia e análise de telemetria realizados no circuito de Montmeló, logo após o acidente. A máquina foi então isolada e selado com selos invioláveis em seguida submetida à custódia do perito judicial, Angel Calzada Gómez. Uma inspeção mais profunda da moto foi realizada na presença de membros da equipe SAG, a família de Salom e um especialista independente em telemetria, Lluis Lleonart Gómez, recomendado pela família quando a moto retornou para a equipe,  em 29 de Junho de 2016.

  1. A) Estado da moto


          Imediatamente após o acidente, a motocicleta de Luis Salom foi levada diretamente para inspecção técnica no Box 1. Durante a inspeção da moto foi constatado  que o semi-guidão do lado do acelerador estava solto,  e poderia  ser facilmente removido do suporte na parte superior do garfo. É possível que isso se deveu à queda.
         A roda traseira foi seriamente danificada, e se quebrou em si mesma. Este tipo de defeito é comum quando a roda atinge um objecto sólido depois de uma queda a alta velocidade. Não há evidência de que o pneu estivesse  avariado ou que tenha causado de alguma  forma  a queda.
        Os pneus dianteiro e traseiro foram testados e estavam em boas condições,  com o pneu dianteiro ainda inflado. Os dados mostraram que a calibragem na roda traseira era de  1,4 bar 20,5 libras), no momento do acidente pressão. Isto confirma que o dano no pneu é um resultado do acidente, e não a causa.
        O resto da moto apresentou danos na carenagem compatíveis com um acidente em alta velocidade. Não há outras  falhas mecânicas na moto.
        O estado da moto e os resultados iniciais foram confirmados durante uma segunda inspeção.

  1. B) Análise da telemetria

    A informação recolhida  pela ECU da moto foi baixada e realizada uma primeira comparação da informação recolhida neste setor na volta  anterior e volta na mesma seção do acidente. A comparação é mostrada abaixo. Gomez também baixou a telemetriada volta mais rápida dada pelo piloto e comparou-a com a volta em que ele sofreu.

grafico


O gráfico de cima é a abertura do acelerador (em amarelo), e  mostra o fechamento do acelerador  pouco antes da aplicação dos freios  antes da entrada de curva.

O gráfico inferior da abertura do acelerador é incomum, porque em vez de fechar completamente,  o acelerador mostra o fechamento em  45% por um período de 0,3 segundos antes de fechar completamente.

Uma vez que ele para de acelerar, os freios são aplicados (em rosa).

Os movimentos mais abruptos na suspensão dianteira e traseira (vermelho e verde, respectivamente), durante a frenagem  no gráfico de baixo, uma vez que deixa de acelerar, mostram a instabilidade da moto pouco antes de a velocidade no eixo dianteiro  reduzir-se de imediato, indicando a perda de controle sobre a parte dianteira da motocicleta, resultando em acidente.

Confirmando a análise inicial, Gomez relata que no momento do acidente a moto era quatro kmh mais lenta do que a sua volta mais rápida, mas no momento da frenagem, o piloto estava entre 7 e 8 metros mais perto da curva do que em sua volta mais rápida. Também confirma que houve uma pausa parcial no acelerador na reta  entre as duas curvas.

Gomez especula que o piloto poderia ter olhado  para trás e, ao olhar para a frente, interpretou erradamente  a sua posição ou saiu ligeiramente da trajetória. Isso poderia ter significado uma maior pressão nos freios maior do que o normal, algo indicado na telemetria. Como resultado de estar fora da trajetória e feito a frenagem com a moto desequilibrada, a roda dianteira perdeu tração e causou o acidente.

Gomez confirmou que ele não conseguia ver nada incomum que chamasse sua atenção. Ele também confirmou que não havia nenhuma evidência na telemetria indicando um problema com a superfície da pista, incluindo possíveis buracos.

fonte: blog mundo moto

 

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