Testes

Harley-Davidson Ultra Limited 2022 – FLHTK

Rinoceronte, Grandona, Nave…estes foram alguns adjetivos carinhosos que ouvimos durante nosso teste com a incrível Harley-Davidson Ultra Limited 2022, remetendo claro, ao seu porte super robusto, comprida e larga são 2,6 metros de comprimento e 95cm de largura. Posicionada na categoria “Grand American Touring” no line-up da marca ela uma Touring, e não uma custom como algumas pessoas nos questionaram.

Esta senhora elegante e graciosa, já tem 57 anos de história, a primeira Harley-Davidson Electra Glide foi produzida em 1965 ainda com o motor Panhead com 1207cc, com câmbio de quatro velocidades e 60cv de potência com 9,5 kgf.m de torque, sendo substituído no ano seguinte (1966) com pelo Shovelhead adicionando 10% de potência.

Visual

Se não quer ser visto não é a moto ideal para você, a Ultra Limited chama muita atenção onde passa e desperta curiosidade, a cada parada ou até em movimento sempre irá ouvir uma buzinada ou perguntas do tipo, que moto é essa? qual a cilindrada? e principalmente sobre seu peso e se é difícil de conduzir.

Robusta, agressiva e charmosa, quando fui buscá-la fiquei por alguns minutos admirando suas formas bem definidas, seu design que enchem os olhos, acabamentos e pintura de qualidade premium, muito superior. A carenagem batwing abriga o farol em LED e nas laterais os dois faróis auxiliares que fazem a noite virar dia na frente da moto e a deixam mesmo com cara de nave espacial a noite. O para-brisa desvia o vento passando por cima do capacete, dando mais conforto auditivo, ainda na carenagem duas “aletas” fazem o trabalho de aliviar o calor em dias muito quentes jogando a brisa no piloto e no inverno protegendo mais ainda contra o frio.

Conforto

Já se sentiu mais aconchegado no assento da moto do que no seu sofá de casa, sim…isso é possível, principalmente para garupa, que tem apoio para as costas e braços, e ainda pode controlar o rádio já que dispõe de comandos do lado direto da poltrona. Detalhe para as manoplas com aquecimento em seis níveis. Ainda na carenagem ao lado do TFT há um compartimento com suporte para celular e porta USB, mas abaixo fica o botão que aciona os faróis auxiliares.

O assento para piloto é muito gostoso, tem um ótimo apoio lombar que convida para rodar por muitos quilômetros sem fazer parada. A posição de pilotagem é relaxada braços bem colocados, pés apoiados em plataformas (garupa e piloto) que permitem variar a posição evitando as dores, os joelhos ficam bem apoiados no tanque (22,7 litros) o sorriso no rosto e o sentimento de alegria reinam o tempo todo.

Para bagagem o grande “porta-malas” traseiro (Tour-Pak) é uma maravilha, cabe tudo que precisa e ainda conta com uma tomada 12 volts e duas bolsas para guardar documentos ou outros objetos com segurança, nossos capacetes couberam junto com as duas jaquetas sem problemas. As malas laterais também cabem muitas bagagens, esqueça mochila, não precisa, ou melhor leve também junto com suas coisas, vai caber com certeza.

Motor

O Motorzão é o Milwaukee Eight 114 com absurdas 1868 cilindradas, com um torque brutal de 16,4 kgf.m entregues logo em baixas rotações, imagine isso, é muito torque!

A potência máxima declarada pela H-D é de 87HP a 5020 rpm, ou seja, exatos 88,2067 CV transformando HP em CV (1 HP = 1.01387 CV) arrefecido por ar e líquido, além do radiador de óleo, o sistema está instalado nas “canelas”, onde também podemos encontrar duas “janelas” acionadas por alavanca que também auxiliam na refrigeração do motor pela passagem do ar conforme o movimento. Curiosidade, neste coração vão 4,7 litros de óleo (já com filtro).

Os 2 cilindros em V têm funcionamento suave, vibra pouco, um leão ronronando embaixo do tanque, os cabeçotes têm quatro válvulas, daí vem o “eight” do nome. O Câmbio de 6 velocidades, tem engates precisos com aquele som “clanck” característico, mas ainda duro, mas não senti dificuldade em encontrar o neutro.

Suspensões, Freios e Rodas

Para segurar toda essa potência e peso (416Kg em ordem de marcha) ela é dotada de freios Brembo superpotentes, o ABS atua de modo independente nas duas rodas, funciona sem se perceber sendo muito suave, oferece segurança em qualquer situação. São dois discos de 300 mm com pinças de 4 pistões ABS na dianteira e disco simples de 300mm com pinça de quatro pistões na traseira. Como mais um item de segurança o sistema RDRS (Reflex Defensive Rider System) além de auxiliar na frenagem, também contém o C-ELB que é o ABS de curva, além de outros sistemas como o DSCS (antiderrapagem) C-DSCS Antiderrapagem em curvas, ou seja, sua pilotagem está bem assistida no quesito segurança.

As rodas são modelo Slicer II, de alumínio fundido, com revestimento transparente, aros 18 com pneus Dunlop série Harley-Davidson medidas 130/70 na dianteira e 180/55 na traseira, com um ótimo grip, não passam aquela sensação de pneus quadrados, fácil de fazer curvas e o faz deliciosamente, claro, respeitando a inclinação por conta das malas laterais

 

Painel e Som

O Painel tem quatro mostradores analógicos (combustível, velocímetro com lcd que mostra marcha engatada, pressão pneus, odômetro e autonomia, contagiros e voltagem da bateria) no centro a tela de TFT Colorida, merece um capítulo só para ela, com muitas funcionalidades, gerencia os dados de navegação, som e o GPS que é fantástico. Um dos itens é o TPMS que monitora a pressão dos pneus, sendo mais um recurso do sistema RDRS mencionado acima.

A tela pode ser tocada inclusive com luva, tem pareamento por bluetooth para seu smartphone, em nossa viagem fez toda a diferença. Os 4 alto-falantes (dois na dianteira e dois ao lado do assento garupa) tem 25 Watts por canal, o som é claro e limpo, diversão garantida. Esse sistema de Infotainment é chamado de Boom! ™ Box GTS.

Prazer de Pilotar

Para desfrutar do que ela pode oferecer, fizemos uma viagem rápida até a cidade de Paraty no Rio de janeiro, cerca de 300km de São Paulo, num trajeto via BR-116 e BR-459 percorridos com muita calma, desfrutando o caminho, apreciando a paisagem como sempre fazemos. As motos das Harley nos ensinam isso, aproveitar cada quilometro, cada troca de marcha e ainda mais nesse modelo, escutando um bom e velho rock ‘n’ roll no rádio.

Passamos pelo Caminho do Ouro na estrada Cunha Paraty, onde tivemos algumas surpresas, a estrada está sendo reformada e cheia de restos de obra na pista, como areia solta, além de buracos e outros obstáculos, pilotei com cuidado mantendo sempre engatada, evitando segurar muitos os freios para não os superaquecer.  Na parte mais íngreme um caminhão (que não poderia rodas por lá) estava quebrado, fiquei por alguns minutos com a moto parada e aí não teve jeito o calor subiu nas pernas e incomodou um pouco, mas depois de conversarmos abriram um espaço e conseguimos passar junto com outas motos.

A passagem pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina é encantadora, natureza ainda intocada, sentir o cheiro, os sons da natureza, saboreando um pedaço da Mata Atlântica não há nada que pague o sentimento a emoção de vivenciar tudo isso, para quem ainda não conhece recomendamos, refresca a alma, te dá um gás para uma nova jornada.

O tempo todo a moto correspondeu as nossas expectativas, mesmo com todo peso carregado (moto, nós dois e bagagem) se manteve na mão, controlada com todos os sistemas atuando em conjunto com meu modo de conduzir.

Chegando em Paraty, a deixamos descansar um pouco, pois a curtição era passear a pé pelas ruas históricas, aproveitando para conhecer a cultura local, entramos em quase todas as lojas e bares, finalizando a noite ao som de violão comendo um belo peixe tomando drinks regionais, foi um passeio maravilhoso. Paraty é uma cidade linda, com certeza voltaremos em breve.

Em resumo

Fizemos aqui uma descrição breve do que esta motocicleta pode oferecer, pilotar uma Harley-Davidson além de todas as sensações que pode provocar, tem o sentimento de “vestir um estilo de vida”. A Ultra Limited está mais atual do que nunca, com todas as tecnologias embarcadas para auxiliar na condução, mas mantem o espírito que a criou lá em 1965 e que mantem a lenda viva.

Não é para qualquer piloto e bolso, mas se tiver mais de três dígitos disponíveis na conta garanto que não se irá se arrepender.

A Ultra Limited é comercializada nas concessionárias da H-D partindo de R$ 158.200 na cor Vivid Black, e outras opções de cores com valores que vão de 1 tom por R$ 162.000 e 2 tons por 164,500 e ainda uma custom por R$ 170.700.

 

 

FICHA TÉCNICA (Dados da Fabricante)

COMPRIMENTO: 2.600 mm

ALTURA DO ASSENTO, SEM PESO: 740 mm

DISTÂNCIA MÍNIMA DO CHÃO: 135 mm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 1.625 mm

CAPACIDADE DE COMBUSTÍVEL: 22,7 l

CAPACIDADE DE COMBUSTÍVEL: 22,7 l

PNEUS, ESPECIFICAÇÃO FRONTAL: DUNLOP BW 130/70B18 63H

PNEUS, ESPECIFICAÇÃO TRASEIRA: DUNLOP BW 180/55B18 80H

MOTOR: Milwaukee-Eight™ 114 Twin-Cooled™

CILINDRADA: 1.868 cm3

TORQUE DO MOTOR: 16,4 Nm

POTÊNCIA: 87 HP/65 kW a 5020 rpm

SUSPENSÃO DIANTEIRA: Showa® SDBV® Telescópica (49 mm)

CURSO: 117MM

SUSPENSÃO TRASEIRA: Amortecedores da linha Premium ajustáveis

CURSO: 76MM com ajuste na pré carga da mola

FREIO DIANTEIRO: Disco duplo de 300 mm, Pinças com 4 pistões, Sistema ABS

FREIO TRASEIRO: Disco simples de 300 mm, Pinça com 4 pistões, Sistema ABS

 

VivoComMoto#2022

 

 

 

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