VivoComMoto TEST – KTM 200 DUKE 2019
Texto e Fotos: Eduardo Motoca
Testamos a “pimentinha” da KTM em parceria com o site CarPoint News, a KTM 200 Duke ABS é uma moto muito divertida, um prazer pilotá-la, ela é a porta de entrada ao mundo KTM no Brasil, já que não temos por enquanto a 125 disponível no pais, ela segue o design e DNA da família Duke, a moto é cheia de estilo, muito bonita e com vários itens que só encontramos em motos maiores.
Suas linhas são agressivas e muito harmônicas, ela é pequena, curta e “parruda”. As abas do tanque auxiliam nessa sensação de maior porte, o bonito desenho da balança traseira de alumínio, as rodas laranja com um pneuzão na traseira e o sistema de freios com aeroquip são destaque.
Diferente da versão anterior a Duke 200 2019 vem com freio ABS (dianteiro) atendendo a resolução 509 do CONTRAN em que todas as motocicletas de até 300 cm³ deverão trazer sistema de freios auxiliares, ABS ou CBS (Combinados). O quadro é de treliça tubular em aço.
A posição de pilotagem é muito boa, você fica sentado a 800mm do solo muito bem encaixado no tanque, numa posição mais racing, as laterais do tanque ajudam a “vestir” a moto, fica uma ressalva para o banco que é de espuma dura, o desenho é muito bonito, mas após muitos Km acaba cansando um pouco, existe um outro assento opcional vendido pela KTM PowerParts que é mais macio, de gel e resolve o problema. O guidão é mais alto, reto e conta com bom acabamento, a borracha da manopla é diferente (mais simples) em comparação com a DUKE 390 e não estão presentes os pesos nas pontas. Os comandos nos punhos são bem posicionados e iluminados, uma coisa que não se encontra em outras motos desse porte.
Girando a chave, o painel digital acende todas as suas luzes o hodômetro vai de 0 a 199, neste momento é feito o check do sistema, então aparece no display o slogan “Ready to Race”, aí é só acionar o botão de start e ouvir o motor acordando, num ronco gostoso, praticamente um “ronronar” que fica nervoso ao torcer o cabo do acelerador, eu gostei muito.
O motor de 1 cilindro de exatas 199,4 cilindradas refrigerado a água é muito elástico e progressivo, são 26cv a 10.000 rpm e torque máximo 1.9 kgf.m a 8.000 rpm, responde rápido ao giro do punho, fica sempre esperta a partir dos 4000 giros, o câmbio de 6 velocidades é suave e bem preciso, encontra-se o neutro sem dificuldades. Comparando com fazer (21,5cv) e CB Twister (22,6cv), tem uma ótima performance para uma 200, claro, cada uma na sua “pegada”.
NA CIDADE…
Ela arranca muito bem na frente das outras motos, a 1ª, 2ª e 3ª marchas são bem curtas, com seu peso de 130Kg é muito ágil no trânsito, a altura dos retrovisores em relação ao guidão em alguns momentos ajuda a passar no meio dos carros, muito segura a moto está sempre na mão, no corredor vai muito bem, os excelentes freios trabalham de forma progressiva.
E por falar em freios, ela conta com sistema ABS somente na dianteira que tem disco de 300 mm com pinça radial de 4 pistões e na traseira disco de 230 mm com pinça flutuante de um pistão, ambos com aeroquip (cabo com malha de aço) que impede a perda de eficiência por conta da dilatação dos cabos comuns de borracha.
Quanto a suspensão, ambas são da grife WP, na dianteira invertida de 43mm com curso de 150mm e na traseira balança monoamortecida também com 150mm de curso e ajuste na pré carga da mola, vem ajustada com 3 cliques por padrão mas pode ser ajustada em 6 cliques para carga completa, segundo manual. Essa mola na cor branca reforça o ar de moto pronto para pista.
Para uso diário seu corpo vai reclamar um pouco, por ter essa “pegada” de pista, as suspensões acabam sendo duras, você sente as pancadas dos buracos e irregularidades.
NA ESTRADA…
Peguei estrada e ela logo se solta e se sente em casa, aqui sim as suspensões são excelentes, copiam bem a pista e deixam ela colada no chão e dependendo de sua habilidade pode deitar nas curvas porque ela inclina muito. Rodamos 460km ao todo durante a avaliação, o consumo foi absurdo de bom, chegamos a 42km/l em média, o que é fantástico pelo prazer que ela oferece, na cidade fica em torno de 35km/l o que também é uma ótima marca. O tanque tem cerca de 11 litros de capacidade.
Bem calçada com os já consagrados Pirelli Diablo Rosso II, medida 110/70 na dianteira e 150/60 na traseira são perfeitos para pilotagem em qualquer situação, inclusive andei na pista molhada e não passei nenhum apuro, ainda bem!
Os ótimos freios da Brybe passam muita segurança e são muito eficientes, rodei por cerca de 300km e rodovias e ela se manteve estável, uma delícia baixar uma e “dar mão” no acelerador para fazer ultrapassagem. Além de ir para o interior de São Paulo, fui até Santos pela Imigrantes, mas na volta subi pela Anchieta e aí a diversão foi garantida, motor cheio o tempo todo, curvas um barato, realmente muito divertida!
A velocidade de cruzeiro confortável para moto ficou entre 95, 100km/h acima disso começa a vibrar um pouco, mas pode “apertar” que ela vai mais, não forcei muito pois ainda marcava no hodômetro 800km.
DETALHES…
Alguns itens merecem ser detalhados, as ótimas alças para a garupa que na verdade (conforme manual do proprietário) são para auxiliar nas manobras. Os Faróis são bons, mas poderiam ser de LED, o escapamento é muito bem desenhado até chegar a saída da “marmita” onde há uma ponteira digamos “estranha”, mas enfim…… o som é gostoso de ouvir.
O painel é um verdadeiro computador de bordo, caraca! Mais completo que em muitos carros tem muitas informações, é de fácil leitura com fundo “alaranjado” além da velocidade em Km/h ou Mp/h, contém contagiros, shift light, marcador de marchas, temperatura do fluido refrigerante, nível de combustível, relógio, dois hodômetros parciais e várias mensagens como por exemplo uma que gostei muito é o tempo de funcionamento, consumo de combustível, autonomia em km, e quanto falta para próxima manutenção, muito útil aos distraídos.
EM RESUMO…
É uma street de 200 com 26cv, bem apimentada, merece respeito, divertida com excelente autonomia, ótimos freios, motor que responde muito bem a tocada esportiva, muitos itens diferenciados pela qualidade e que só verificamos em motos maiores.
Se deseja uma moto diferente com uma proposta mais racing, se quer se divertir seja indo ao trabalho, em pequenas viagens (pois o assento judia um pouco) ou até em um trackday, é uma moto excelente.
O modelo está à venda nas concessionárias com preço público sugerido de R$ 17.900,00 nas cores Laranja com rodas laranja e preta com as rodas laranja.
ESPECIFICAÇÕES | |
MOTOR | |
Tipo | 1 cilindro, motor 4 tempos, refrigerado a água |
Cilindrada | 199.5 cm³ |
Potência | 26cv a 10.000 rpm |
Transmissão | 6 velocidades |
CHASSIS | |
Tipo de estrutura | Quadro em treliça de aço, com pintura a pó |
Suspensão dianteira | WP invertida de 43 mm, curso de 150 mm |
Suspensão traseira | Monoshock WP, curso de 150 mm |
Freio dianteiro | Disco de freio de 300 mm, Pinça radialmente parafusada de dois pistões |
Freio traseiro | Disco de freio de 230 mm, pinça flutuante de um pistão |
ABS | ABS Bosch somente dianteiro |
Distância do solo | 170 mm |
Altura do acento | 800 mm |
Capacidade do tanque (aprox.) | 11L |
Peso a seco | 129.5 kg |
VivoComMoto