Motovelocidade

MV Agusta de volta ao Mundial MotoGP

A história do motociclismo está intimamente ligada à história da MV Agusta, a mais bem-sucedida fabricante de motocicletas europeia de todos os tempos, com 75 títulos mundiais (38 pilotos e 37 fabricantes) de 1952 a 1974. A equipe da MV Agusta se alinhou no início primeira corrida da série que se tornou o Campeonato do Mundo de MotoGP. No início, Carlo Ubbiali marcou o quarto lugar e depois venceu a corrida na semana seguinte na Holanda.

Era 3 de julho de 1949. John Surtees, o próprio Ubbiali, Mike Hailwood, Phil Read e, claro, Giacomo Agostini: cavaleiros que se tornaram lendas e definiram a história do motociclismo, pilotando uma moto MV Agusta. Uma lenda que também marcou a história italiana, com MV Agusta como símbolo do renascimento e sucesso de uma nação inteira.

Quarenta e dois anos depois, a MV Agusta está de volta ao topo, com um papel de liderança. A MV Agusta junta-se ao Campeonato do Mundo de Moto2 com a Forward Racing Team.

A MV Agusta decidiu contar com a Forward Racing Team, uma equipa fundada em 2009 e que corre no Campeonato do Mundo de Moto2 desde a sua criação em 2010, alcançando o pódio na corrida inaugural e obtendo a sua primeira vitória no 5º Grande Prémio de Silverstone. A Forward Racing Team também participou no Campeonato do Mundo de MotoGP, obtendo o primeiro lugar no ranking mundial reservado para Open bikes em 2014 com Aleix Espargaró.

O primeiro protótipo a decorrer no Campeonato do Mundo de Moto2 já está em fase avançada de desenvolvimento, a estreia na pista de corridas está prevista para julho de 2018.

“A MV Agusta é a marca de maior sucesso na história do motociclismo”, afirmou Giovanni Castiglioni, presidente da MV Agusta. “O regresso da MV Agusta aos Grandes Prémios é uma grande honra para mim. O Campeonato do Mundo de Moto2 é muito competitivo e, para sermos bem sucedidos, precisamos de aplicar o melhor da nossa tecnologia e experiência no desenvolvimento de motociclismo”.

“O sonho de trazer a MV Agusta de volta ao Campeonato Mundial nasceu com Claudio Castiglioni, a quem sempre fui ligado por profunda estima e amizade, e o sonho se tornou realidade com seu filho Giovanni”, disse Giovanni Cuzari, CEO da Forward Racing Team. “Acho difícil expressar com palavras o que isso significa, participar ativamente de um projeto comum com o MV Agusta e o CRC, as duas excelências italianas que criaram as mais belas motocicletas da história. Trabalhei muitos anos para que isso acontecesse, E agora sinto-me orgulhoso de anunciar que a MV Agusta vai correr no Campeonato do Mundo de Moto2 com a Forward Racing Team, mas também tenho consciência da grande responsabilidade de ter uma marca tão prestigiada nos cascos das nossas motas. A Agusta e a CRC, se esforçarão para alcançar, no menor tempo possível, o que todos os torcedores, e primeiro, esperamos e sonhamos “.

fonte: Forward Racing

Deixe um comentário