Motovelocidade

Mundial de Motovelocidade – 5º Etapa França – Le Mans

Neste último fim de semana na França em Le Mans, ocorreu a 5ª etapa do mundial de motovelocidade, no lendário circuito “Le Mans Circuit Bugatti” que conta com a categoria desde 1995, teve mais uma vitória do espanhol Marc Marquez, seguido de Danilo Petrucci e do eterno “doctor” Valentino Rossi, fechando com HONDA, DUCATI PRAMAC e YAMAHA no pódio.

O formiga atômica reforça sua liderança, agora com 36 pontos à frente e Maverick Vinãles também YAMAHA. Marc ainda conseguiu uma marca histórica igualando o número de 38 vitórias de Casey Stoner.

Rossi, que largou em 9º, até conseguiu manter um forte ritmo, mas não o suficiente para superar a diferença que os ponteiros abriram em relação a ele na primeira metade de corrida.

Já Vinãles, que havia conseguido a 8ª colocação no treino classificatório, chegou a cair para a 13º lugar, mas encontrou um bom ritmo após a metada da prova e cruzou a linha de chegada na 7ª colocação, somando pontos importantes que lhe garantiram o segundo lugar no campenato, com 59 pontos. Valentino Rossi segue em quarto lugar na classificação geral com 56, a apenas 2 pontos de Johann Zarco, o terceiro no campeonato.

Na Moto2, Francesco Bagnaia (KALEX) que largou na pole da frente e, e Alex Marques (KALEX) ficaram no comando da corrida desde o início e acabaram ficando com o primeiro e segundo lugares, respetivamente. O piloto português Miguel Oliveira de 23 anos com sua KTM foi sexto, mas na classificação geral subiu para o 2ª lugar.

Eric Granado teve um final de semana nada fácil na Moto2. O brasileiro sofreu algumas quedas, o que prejudicou sua posição no grid de largada. Durante a corrida, logo na primeira parte, sofreu uma queda, que o tirou da disputa.

Na Moto3, só deu KTM com Albert Arenas (1º), Andrea Migno (2) e Marcos Ramirez em 3º.

O destaque do fim de semana foi a “salvada” de Jakub Kornfeil, piloto da Redox PruestelGP que literalmente levantou voo sobre a Honda de Enea Bastianini caiu a sua frente, em entrevista ao site do MotoGP disse;

“… Não pensei muito nisto durante a corrida. Vi a moto à minha frente e fiz o salto perfeito. Disse para mim próprio que era como treinar em motocross. Acelerei e tentei ficar na moto. A minha aterragem foi muito suave graças à gravilha. O problema é que o meu airbag abriu quando eu estava no ar. Isso restringiu um pouco os meus movimentos. Não sei como fiz isto. Pensei que, como no motocross, tinha que acelerar. […]. Quando vi o vídeo após a corrida, soube o quão louco foi. Mas estas são ótimas imagens.

Revelou ainda que os dados coletados pela equipe são surpreendentes durante o voo, “…olhamos atentamente para os dados. Em especial os engenheiros da KTM trouxeram-nos muita informação. Eles disseram que o amortecedor da roda traseira se moveu mais rápido do que numa moto de motocross. Saltei 9,6 metros. Quase dez metros. Muito alto. O assento estava partido, mas cheguei ao fim

ficando assim a classificação das três categorias;

 

 

 

Eduardo Motoca

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