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BMW Motorrad comemora 40 anos das “GS”

Este ano a BMW comemora os  40 anos do modelo GS . No outono de 1980, a BMW Motorrad apresentou o R 80 G / S, uma motocicleta que combinava duas áreas muito especiais de pilotagem. a primeira vez: off-road e on-road. Graças à sua combinação única de estrada, turismo e off-road – sem comprometer o uso diário – o R 80 G / S se tornou o precursor conceitual da nova categoria de motocicletas de enduros de turismo criada pela BMW Motorrad. E mais: os modelos BMW GS se tornaram o sinônimo perfeito para o parceiro perfeito em duas rodas para explorar até os cantos mais remotos do nosso planeta. Até o momento, a BMW Motorrad conseguiu entregar mais de 1,2 milhão de modelos BMW GS aos clientes.

Lendários talentos da BMW GS: Dinâmica de pilotagem, domínio fora de estrada, conforto e robustez.

Mas não foram apenas as aventuras de motocicleta que foram ideais para o BMW GS desde o início; o R 80 G / S e seus descendentes também rapidamente provaram suas qualidades nas corridas. Em 1981, Hubert Auriol conquistou a vitória no igualmente prestigioso e desafiador Rally Paris – Dakar. Este é apenas um dos muitos sucessos do automobilismo que a BMW Motorrad pôde comemorar com um GS. Os talentos extraordinários dos modelos boxer GS – dinâmica de pilotagem, domínio fora de estrada, conforto e robustez – foram mantidos e desenvolvidos continuamente pela BMW Motorrad nos últimos 40 anos e transferidos com sucesso para outras séries de modelos BMW Motorrad. Em 1993, o F 650 “Funduro” foi o primeiro enduro BMW monocilíndrico a entrar no mercado.

BMW R 80G foto: divulgação

A GS como impulsionadora da inovação: tecnologia de quatro válvulas e Telelever.

Com o BMW R 1100 GS, a BMW Motorrad não apenas apresentou o primeiro GS com um boxer de 4 válvulas e 80 cv de potência, mas também trilhou novos caminhos no que diz respeito à tecnologia de suspensão para grandes enduros de turismo. Pela primeira vez em um enduro, o motor e a caixa de engrenagens agiram como elementos de suporte de carga do chassi, tornando supérfluo o quadro principal. Enquanto o sistema de suspensão traseira da BMW Paralever já havia eliminado as reações de tração do eixo nos modelos com o boxer de duas válvulas anos antes, os engenheiros da BMW haviam criado uma maneira inovadora de guiar as rodas dianteiras usando a suspensão da Telelever. Com a compensação do tom e a resposta altamente sensível, eles estabelecem novos padrões nessa área. Além do que, além do mais,

BMW R 1100 GS 2010 – foto: divulgação BMW Motorrad

Os modelos GS da série F: fascínio GS pela faixa intermediária.

Além de inúmeros novos e futuros desenvolvimentos, incluindo o F 650 GS (primeiro cilindro único com injeção eletrônica de combustível, conversor catalítico e ABS), fabricado em Berlim a partir do ano 2000, os modelos F 650 GS e F 800 GS lançado em 2007 marcou outro marco marcante na história da BMW GS. Com seu poderoso motor em linha de dois cilindros e torque elevado e estrutura tubular rígida em torção, eles interpretaram o tema BMW GS da sua maneira, ainda que muito típica, na BMW GS. Com esses novos modelos, a BMW Motorrad não apenas apresentou os sucessores ao extremamente bem-sucedido F 650 GS com seu motor monocilíndrico, mas, ao mesmo tempo, expandiu a oferta de enduro na faixa média.

BMW F 650 GS 2007/08 – foto: divulgação BMW Motorrad

Boxer DOHC avançado com duas árvores de cames aéreas.

A BMW Motorrad apresentou outro destaque no outono de 2009 com o lançamento do BMW R 1200 GS revisado. Agora equipado com o boxer DOHC de rotação ainda mais livre, com duas árvores de cames por cilindro, ofereceu 81 kW / 110 hp e dinâmica de pilotagem ainda mais avançada. No ano de aniversário de 2010, a BMW Motorrad prestou homenagem ao 30º aniversário dos modelos GS e seus sucessos tanto na produção de motocicletas quanto no esporte a motor com os modelos “30 Anos GS” dos modelos BMW R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, F 800 GS e F 650 GS pintadas nas cores corporativas da BMW Motorrad Motorsport.

A BMW Motorrad continuou a história de sucesso dos modelos GS no outono de 2010. Com o BMW G 650 GS, a BMW Motorrad adicionou outro membro atraente à família BMW GS. Graças à sua esguia e baixa estatura fora de estrada, o novo enduro monocilíndrico parecia arrojado, leve e aventureiro. Ao mesmo tempo, destacou-se claramente de seus concorrentes em termos de qualidade, equipamentos e conforto. Em combinação com seu peso relativamente baixo e a altura reduzida do assento, era a atraente bicicleta de entrada no mundo do motociclismo e no fascinante mundo da experiência BMW GS.

Boxer DOHC avançado – foto: divulgação BMW Motorrad

 

O poder GS: boxeador recém-projetado com fluxo vertical.

O desenvolvimento dinâmico do tema BMW GS continuou inabalável na quarta década. Quando a BMW Motorrad apresentou o novo R 1200 GS na Intermot no outono de 2012, o interesse foi particularmente focado no motor completamente redesenhado. O motor duplo plano refrigerado a ar / líquido apresentou cabeças de cilindro com fluxo vertical; eles tinham uma caixa de engrenagens integrada e um acionamento de eixo no lado esquerdo a partir de então, complementados pela tecnologia de chassi de ponta e sistemas de controle eletrônico como ABS, controle de tração ou chassi semi-ativo. Com uma potência de 92 kW (125 hp), o novo R 1200 GS também proporcionou um desempenho superior de pilotagem. Apenas um ano e meio depois, em março de 2014, a 500.000ª motocicleta BMW da série GS de motores boxer saiu da linha de montagem na fábrica de Berlim – essa foi uma R 1200 GS Adventure.

O GS para o segmento de capacidade abaixo de 500 cc: o G 310 GS.

No outono de 2016, a BMW Motorrad apresentou outro modelo GS. Desta vez foi o G 310 GS. Ele transferiu as principais qualidades de um BMW GS para o segmento de capacidade do motor abaixo de 500 cc e as interpretou em seu próprio estilo. Extremamente compacto, mas totalmente desenvolvido e confortável, abriu um novo mundo de experiência em seu segmento e tornou-se único no segmento básico, principalmente devido à sua versatilidade. Com o novo R 1200 GS, a BMW Motorrad expandiu o portfólio GS, não apenas com otimizações adicionais do produto, mas também ampliando a gama de propriedades da motocicleta. Pela primeira vez, os clientes foram capazes de dar a um BMW GS um toque mais marcante de enduro ou estilo distinto para se adequar à sua área de uso preferida, solicitando os pacotes de estilo Rallye e Exclusive.

BMW G 310 GS – foto: divulgação BMW Motorrad

No mesmo ano, uma interpretação completamente diferente do tema GS entrou em cena: o R nineT Urban G / S. O R nineT Urban G / S baseou-se nos genes do primeiro e lendário BMW R 80 G / S do ano 1980, transportando-os para a era moderna com tecnologia contemporânea na forma de uma motocicleta BMW clássica de enduro com boxer motor. Assim como nos outros modelos R nineT, foi instalado o potente motor boxer resfriado a ar / óleo, com uma potência de 81 kW (110 hp) em combinação com uma transmissão de seis velocidades.

Novo motor, novo chassi: os novos modelos GS da série F.

Em 2017, a BMW Motorrad continuou a escrever a história da GS com os dois modelos de enduro completamente redesenhados F 750 GS e F 850 ​​GS. A BMW Motorrad construiu consistentemente as forças típicas da GS nos modelos sucessores das motocicletas bem sucedidas F 650 GS, F 700 GS e F 800 GS de 2 cilindros, com o objetivo de tornar as coisas boas ainda melhores. Como antes, a abreviação GS representou novamente uma síntese perfeita da capacidade de turismo e de longa distância combinada com a dinâmica das corridas e o desempenho supremo offroad. Resumindo: um BMW GS é o companheiro perfeito para descobrir os cantos remotos do mundo de moto. No coração do novo desenvolvimento, havia um poderoso motor em linha de 2 cilindros, recém-projetado, com dois eixos balanceadores e distância de ignição de 270/450 graus, para características otimizadas de corrida e som emocional.

BMW F 750 GS – foto: divulgação BMW Motorrad

 

BMW F 850 GS – foto: divulgação BMW Motorrad

Isso significou ainda mais potência, torque e eficiência para o grande GS com motor de boxe.

No outono de 2018, a BMW Motorrad mais uma vez introduziu uma atualização radical para o motor boxer dos grandes modelos GS, a fim de melhorar ainda mais a potência e o torque, além de reduzir o consumo de combustível e os valores de emissão. 

BMW ShiftCam Technology – imagem: divulgação BMW Motorrad

Para esse fim, a BMW ShiftCam Technology foi usada pela primeira vez na produção em série dos motores BMW Motorrad: isso permitiu variar o tempo e o curso da válvula no lado da entrada. Além disso, as árvores de cames de admissão foram projetadas para a abertura assíncrona das duas válvulas de admissão, resultando em turbilhão aprimorado da mistura fresca e recebida e, portanto, uma combustão mais eficaz. Outras mudanças técnicas no motor relacionadas ao acionamento da árvore de cames – agora cuidadas por uma corrente dentada (anteriormente uma corrente de rolos) – otimizavam o fornecimento de óleo, válvulas de injeção com jato duplo e um novo sistema de escapamento.

BMW ShiftCam Technology – imagem: divulgação BMW Motorrad

 

fonte: PressRelations BMW Motorrad

 

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