GeralLançamentos

Nova Yamaha MT-09 2020

A Yamaha lança a nova MT-09 2020, segunda geração da moto que segue o conceito Dark Side of Japan, seu visual ficou mais encorpado e musculoso, o novo conjunto óptico formado dois faróis duplos em LED se destacam, além das tomadas de ar junto ao tanque e as carenagens do radiador completam essa nova cara.

Motor  

Seu motor gera um super torque de 8,92 kgf.m. Além disso, ela é leve, com peso em ordem de marchas de apenas 193 quilos, que dividido pelos 115 cv do motor, gera a ótima relação peso e potência de 1,67 quilo por cv.

O motor da MT-09 é do tipo DOHC, com dois comandos, 12 válvulas e arrefecimento a líquido, ele foi batizado pela Yamaha com a sigla CP3, que significa Crossplane 3, uma alusão ao número de cilindros e à tecnologia Crossplane nele empregado – a mesma utilizada na Yamaha M1 do multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi

 

Essa tecnologia permite não só um baixo nível de vibração, como principalmente a entrega do torque e potência de forma linear e progressiva, permitindo assim que todo o potencial do motor seja mais facilmente explorado

A nova MT-09 conta ainda com o novo sistema de Quick Shift, as trocas de marchas são feitas de forma muito rápida sem a necessidade de acionar a embreagem, mantendo assim a rotação sempre lá em cima. O motor de três cilindros é equipado com um moderno sistema de injeção eletrônica, na qual o combustível é injetado na câmara de combustão por meio de doze orifícios (spray micrométrico) instalados em cada um dos três bicos injetores. Toda essa alta precisão e eficiência na combustão contribuem para seu excepcional desempenho.

Ainda completando esta tecnologia existe o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle), que detecta as menores ações do piloto por meio do punho do acelerador e transmite os dados para a ECU (Electronic Control Unit), e calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Isso permite ao condutor ter um controle mais preciso das respostas do motor.

 

A MT-09 oferece ainda o recurso que pode adequá-la as condições de pilotagem é o sistema Yamaha D-MODE (Drive Mode), que possibilita a escolha de três diferentes formas de respostas ao acelerador, a STD, A e a B, que podem ser escolhidos de acordo com as condições de pilotagem e estilo de cada um:

  • STD: Opção que cobre várias situações de pilotagem, entregando torque firme e contínuo tanto em baixa como em alta velocidade;
  • A: Mais agressivo do que o modo STD, com respostas mais rápidas;
  • B: Brando, se comparado ao STD, este modo proporciona uma pilotagem mais moderada.

Seu quadro inteiramente em alumínio é leve, compacto e sua geometria privilegia a agilidade na pilotagem, outras novidades na nova MT-09 que também garantem maior controle na pilotagem, presentes em motos de competição como a M1 de Valentino Rossi e Maverick Viñales, são a embreagem deslizante, ou “Slip Clutch”, e o controle eletrônico de tração.

O sistema de embreagem deslizante, conhecido como “Slip Clutch”, tem como objetivo impedir o travamento da roda traseira em reduções de marcha mais bruscas, ajudando a manter a estabilidade e controle, além de deixar o manete de embreagem 20% mais leve para facilitar seu acionamento.

Já o controle eletrônico de tração tem a função de dosar a entrega de torque do motor para a roda traseira, evitando que ela destracione em situações de aceleração brusca ou quando houver baixa aderência no piso e tem duas opções de ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situação, enquanto o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem. Além disso, o sistema permite ser desligado para tornar a pilotagem ainda mais emocionante, ideal para quem utiliza a MT-09 de forma mais esportiva, como em um track day.

A suspensão dianteira agora além da regulagem da pré-carga da mola, conta com ajuste do retorno e a compressão da parte hidráulica. Dessa forma, é possível adequar o funcionamento de ambas suspensões ao peso do condutor, à forma que ele pilota a moto, e até mesmo ao tipo de piso em que ela será utilizada.

Para que possa “parar” com segurança e eficiência conta com poderosos freios ABS, com disco simples na traseira de 245mm e dois discos flutuantes de 298mm e pinças radiais de 4 pistões cada.

Justamente por todas essas características e qualidades, que o piloto Yamaha Racing Rafael Paschoalin, conhecido como o “maior domador de MTs do mundo”, escolheu a MT-09 para enfrentar em 2018, as 156 curvas de Pikes Peak, uma difícil e perigosa corrida de montanha que acontece há mais de 100 anos no Colorado, Estados Unidos. Paschoalin e a MT-09 conquistaram a terceira colocação na categoria middle weight!

Visual

Seu visual mudou radicalmente está muito arrojado, seus piscas agora são fixados nas carenagens de proteção do radiador. Na traseira, a nova lanterna com efeito 3D em LED e o arrojado para-lama preso direto na balança da suspensão, que também tem a função de suporte da placa. A ponteira de escape toda em aço inox foi modificada, ganhado um design mais moderno e único, além é claro do ronco gostoso que emite.

O banco também é novo ganhou um formato mais anatômico e sua parte traseira está mais longa para oferecer maior espaço e conforto ao garupa. O painel que é 100% foi deslocado mais à direita tornando a visualização mais fácil, muito completo com indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, odômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e temperatura ambiente.

Além disso, foram incorporadas três novas funções: as luzes de funcionamento do sistema Quick Shift e do Controle de Tração, e o mostrador digital que indica em qual modo de utilização está selecionado o Controle de Tração, e se ele está desligado ou não.

A nova MT-09 2020 será vendida na rede de concessionárias da Yamaha no final de março nas cores preto fosco (Matt Black), o azul (Racing Blue), e o cinza sólido (Night Fluo) a o preço público sugerido (sem frete) de R$43.690,00, e sua garantia é de um ano sem limite de quilometragem.

 

 

 

fonte: Assessoria de Imprensa Yamaha do Brasil

 

 

VivoComMoto

Deixe um comentário