Lançamentos

Ducati Panigale Final Edition 1299 V2

No último dia 8/7 a marca italiana DUCATI anunciou na Europa a substituição do motor V2 da tão desejada Panigale pelo motor V4 baseado no motor da MOTOGP, o modelo em comemoração final de produção se chama PANIGALE FINAL EDITION 1299 nas cores da bandeira da Itália (verde, branco e vermelho), com 209 cavalos e valor perto dos €40.000 euros ou R$ 146.855.

Claudio Domenicali, CEO da DUCATI comentou em entrevista -“Estamos aqui hoje para celebrar história, como estamos na véspera da abertura de um novo capítulo em que nosso sistema desmodrônico (tecnologia tradicional da marca) será usado em uma nova geração de motores V4 derivados do know-how desenvolvido na MotoGP”. Ainda segundo Domenicali a fabricação desta supermáquina não irá passar de 1000 unidades.

E a primeira vez que a montadora utiliza motores derivados das máquinas de Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo (MOTOGP) nas ruas, pois até então eram somente motores V2. O motor da 1299 Panigale R Final Edition é baseado na 1299 Superleggera, chega a sua potência máxima em 11.000 rpm e o torque de 14,5 kgfm a 9.000 rpm. O chassi é derivado da Panigale R, que disputa o Mundial de Superbike, o que lhe deixou magrinha com peso de apenas 179 kg.

Usa a nova embreagem da Superleggera e sistema de admissão de ar com entradas otimizadas para cada cilindro. No final o espetacular escape de titânio Akrapovic com os silenciadores de alta performance do WSB. O pacote tecnológico é o mesmo conhecido na linha Panigale, vindo com a IMU (Unidade de Medição Inercial) da Bosch, controle de tração Ducati Traction Control EVO, ABS, controle de empinadas Ducati Wheelie Control EVO e controle de freio do motor (EBC).

O modelo vem com os modos de pilotagem padrões e também tem um modo que pode ser totalmente personalizado pelo piloto.

O quadro é a versão leve em alumínio do Panigale R (a homologação WSB 1199-engenharia especial), em vez do carbono na Superleggera. A suspensão é totalmente ajustável Ohlins em todo. Para finalizar as lindas rodas vermelhas brilhantes dão o toque final de excelência em acabamento. Infelizmente não há previsão da Ducati para trazer este modelo para nosso país.

 

Eduardo Motoca – vivocommoto

Deixe um comentário