Curiosidades

Historia das Marcas – HONDA (01/03)

Nome: Honda Motor Company Ltd

Fundação: 1948

Fundador: Soichiro Honda e Takeo Fijisawa

Soichiro Honda nasceu em 17/11/1906 em Komyo, uma aldeia na região central do Japão, sua mãe era tecelã e seu pai era ferreiro, sempre instruíram o jovem Soichiro a ter enorme disciplina e respeito aos compromissos que assumir.

Seu pai abriu uma oficina de bicicletas e começou a ensinar o jovem que aprendeu rápido.

soichiro honda hamamatsu branch art shokai 1935 benjiro honda car lift honda invention
ART SHOKAI

Com 16 anos e muito conhecimento em bicicletas decidiu mudar os ares e conseguiu um emprego de aprendiz de mecânica de automóveis em uma pequena oficina em Tóquio chamada ART SHOKAI, seu chefe sempre gostou de corridas e Soichiro começou a se inteirar e a mexer em seus carros despertando de vez a paixão por velocidade. Quando tinha 20 anos foi dispensado do serviço militar pois exames revelaram que tinha daltonismo.

Em 1937 Honda fundou a TOKAI SEIKI HEAVY que se dedicava exclusivamente a fabricação de anéis de pistão, entre seus clientes a gigante

Soichiro - Art Shokai
Soichiro – Art Shokai

Toyota Motor Co Ltd., para melhorar seus produtos foi estudar metalurgia e acabou desenvolvendo um método próprio para fabricação o que lhe rendia mais lucros. A empresa chegou a ter 2000 empregados, mas com a segunda guerra começou a produzir e a vender hélices de avião. Após a guerra fundou a HONDA TECHNICAL RESEARCH INSTITUTE, que apesar do nome imponente era uma cabana de madeira de 5,00m por 04,00m. com a guerra os meios de transporte estavam em frangalhos e só havia na sua maioria bicicletas, foi então que mais uma vez num lance genial, pensou “- Vamos equipar as bicicletas com pequenos motores de 50cc”, haviam cerca de 500 motores muitos aos pedaços que iriam para o ferro velho, Honda fez uma proposta e comprou do exército, e já na beira dos 40 anos começou a fabricar as primeiras motos (bikes com motor).

Honda Tipo A - 1947
Honda Tipo A – 1949

Era bom de mecânica, mas não de negociação e quase faliu, se juntou então com Takeo Fujisawa exímio na habilidade comercial e juntos fundaram em 24/09/1948 a HONDA MOTOR COMPANY, inaugurando sua primeira sucursal em Tóquio após dois anos, todas as motos eram testadas pessoalmente após o final da fabricação, uma a uma.

Em 1973 soichiro abdicou do cargo de presidente e cuidou da fundação HONDA que tem como foco o desenvolvimento com equilíbrio ao meio ambiente, até sua morte em 1991.

Em 1949 lançou a Tipo A primeira moto praticamente uma bicicleta com motor auxiliar, depois o chassi e quadro foi feito pela empresa Kitagawa e então foi lançado o Dream D (1950 – 1951, com apenas 3cv, e 98cc. dois tempos.

honda-1949-dream-2
Honda Dream D – 1949

Em 191 lançou a Dream E com 146cc gerando 5,5cv. Ainda seguindo pelos caminhos das bicicletas surgiu a Tipo F ou CUB, rapidamente a motocicleta virou meio de transporte do povo japonês, a primeira moto com cara de moto nasceu após Soichiro adquirir Know-How nos estados unidos com vários fabricantes inclusive de automóveis e a fábrica da NSU motos (Alemã), chamada de Benly com potência de 3,8cv e 125cc.

img_1
Honda RC141 – 1958

Em 1958 Honda recebeu uma moto de corrida “Mondial” italiana e começaram a aprender sobre motos de corrida, em janeiro de 1959 finalmente ficou pronta a RC141 com 16,5cv aos 13.000rpm.

 

 

 

 

 

 

em breve postaremos a parte 2 desta incrível historia de uma marca criada por um homem pobre de vida humilde e que hoje é a maior fabrica de motos do mundo.

 

Créditos (pesquisa)

Livro Honda – Do Sonho ao Sucesso Mundial

Autor: Lothar Steinmetz – Editora NGV

 

 

 

Deixe um comentário